O QUE É TECNOLOGIA EDUCACIONAL?

POR Cleverson Andrade 29/08/2013

É a aplicação de recursos tecnológicos com objetivo do desenvolvimento educacional, facilitando o acesso à informação e ao aprendizado.

CAL

 

 É a aplicação de recursos tecnológicos com objetivo do desenvolvimento educacional, facilitando o acesso à informação e ao aprendizado. Muitas instituições têm adotado esse recurso no desenvolvimento pedagógico, como unidades escolares, centros de treinamento e ambientes corporativos.

 

 

Neste post vamos conhecer quatro importantes tópicos desde assunto: Softwares Educacionais, Jogos Educativos, Dispositivos de Interação com Usuário e Sistemas Operacionais com conteúdo Educacional.

 

 

 

  • SOFTWARES EDUCACIONAIS: São programas criados a partir de alguma linguagem de programação. Durante muito tempo foi utilizada a versão Desktop (instalada no computador). Atualmente um software educacional instalado em computador está se tornando obsoleto, pois tudo deve estar na nuvem (internet) em pouco tempo.
  • JOGOS EDUCACIONAIS: Também são criados utilizando alguma linguagem de programação. A diferença é que possuem cenários, personagens e enredo, cujo objetivo é cumprir determinados desafios para passar de fase, obter pontuação, etc. Seymour Papert (MIT), em seu livro “A máquina das crianças” (1993), escreveu: No mundo inteiro, as crianças assumiram um apaixonante e duradouro caso de amor com os computadores, utilizando-os de modo tão variado quanto suas atividades. Comentou também que precisamos proporcionar aulas tão atraentes quanto um jogo de vídeo game. Logo, porque não utilizá-los a favor da educação?
  • TABLETS NA EDUCAÇÃO: Num dia destes, conversando com um diretor de uma escola de música, ele comentou que tem percebido o crescente número de alunos que aparecem com Tablets em sua escola. Seja para ouvir música, guardar suas partituras e cifras para aula, metrônomo digital, tirar fotos, entre outros. Na revista Exame de Junho/2013, aparece nota de que Tablets dominam 28% da venda de produtos de informática.  Em contrapartida, a venda de computadores de mesa sofreu uma queda de 10% no período. O notebook pouco a pouco dará vez aos Tablets, por serem mais fáceis de transportar, possuírem processamento cada vez mais rápido e aplicações de uso cada vez mais úteis no nosso cotidiano.
  • SISTEMA OPERACIONAL COM CONTEÚDO EDUCACIONAL: Podemos citar o Linux Educacional, Sistema Operacional Livre (gratuito) com centenas de aplicativos voltados para a aprendizagem.

 

E na sua escola, como tem tratado o assunto? Precisamos nos inquietar cada vez mais e pesquisar aplicações destes novos dispositivos nas aulas. As vivências e práticas em grupo são indispensáveis no processo pedagógico e social. Porém, não podemos descartar as possibilidades educacionais das novas tecnologias no ensino, utilizando-as em nosso favor.
Fonte: Revista No Tom, pág. 33, ano 7 - nº 39.


CLIQUE AQUI para conhecer alguns Sites, Atividades e Dicas para utilizar as novas tecnologias na educação.

 

CLEVERSON ANDRADE
Gestor em Tecnologia da Informação
Colégio Adventista de Lorena